Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Currículo e suas características

O uso de tecnologias no currículo escolar é uma realidade que não dá mais para ignorar ou recusar, é algo que põe os educadores a refletir muito. Os alunos chegam à sala de aula com as informações e conhecimentos que adquiriram na Internet e o professor precisa estar em sintonia com o seu tempo para mediar à construção desses saberes apresentados por eles, ou ficará à margem dos acontecimentos. O que para os profissionais da educação é sinônimo de inabilidade. É através da articulação dos saberes que se transformam as práticas.
É urgente criar um círculo virtuoso nas escolas. As tecnologias da informação e da comunicação são um dos elementos-chave com potencial para estabelecer configurações de ensino e de aprendizagem satisfatórias e necessárias para que esta geração venha a receber a melhor educação já registrada na nossa história.
No entanto, tais investimentos serão insuficientes se as políticas públicas não forem desenhadas a partir da compreensão da dimensão e da natureza dos impactos da sociedade da informação nas novas configurações de produção de conhecimento, de criação artística e cultural e de redes sociais na vida dos alunos.
É um debate a se aprofundar. A preocupação é inquestionável e bastante objetivo e retrata o desejo de que o uso nas tecnologias na educação seja incorporado de forma orgânica ao cotidiano da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário