Powered By Blogger

terça-feira, 25 de maio de 2010

Podcast com Léa Fagundes

Você, educador, está pronto para a cultura digital? Léa Fagundes levanta a questão e enfatiza a prioridade desta postura em relação à integração das tecnologias ao currículo.

Segundo a especialista, o caminho mais curto e eficaz para introduzir nossas escolas no mundo conectado passa pela curiosidade, pelo intercâmbio de idéias e pela cooperação mútua entre todos os agentes envolvidos no processo. Sem receitas preestabelecidas e os ranços da velha estrutura hierárquica que rege as relações entre professores e estudantes.
Léa defende a disseminação de softwares livres, sem custo e de fácil acesso pela internet. Consultora de programas federais que visam ampliar a inclusão digital nas escolas brasileiras, a professora pede mais seriedade à classe política: "Os projetos são iniciados e interrompidos periodicamente, pois as sucessivas administrações não se preocupam em dar suporte e continuidade a eles".
Penso que, não se trata de integrar as tecnologias no currículo e sim de integrar a escola na cultura digital, porque a escola permanece com a sua tradição e quando se apropria da tecnologia, quer colocá-la a serviço da conservação do passado.

Um comentário:

  1. Parabéns Edisselda!!! Seu blog está muito interessante!!!! Os comentários das atividades estão no fórum e na biblioteca!!!!

    ResponderExcluir