Powered By Blogger

terça-feira, 6 de julho de 2010

PAPEL DAS TECNOLOGIAS INTEGRADAS AO CURRÍCULO

A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.

Experiências têm mostrado que as tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica, isto é, se o uso das tecnologias ocorrer integrado a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias. Complicado? Não, se compreendermos que também nós, educadores, estamos aqui aprendendo por meio da integração de tecnologias ao currículo deste curso.

O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.

As escolas percebendo o potencial da Informática educativa, que, além de promover o contato com o computador, tem como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.

Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática é uma das peças principais. Conceber a Informática como apenas uma ferramenta é ignorar sua atuação em nossas vidas.

Acreditamos que este curso seja entendido como uma aventura de exploração de novos mares e possamos mergulhar fundo em novas aprendizagens e enriquecer as áreas de conhecimento em que atuamos com novas propostas de trabalho, fazendo das tecnologias parceiras no processo de inovação curricular.

Edi

2 comentários:

  1. Muito interessante o seu ponto de vista! Sou professora em Porto Velho-RO e estou fazendo o curso do e-proinfo e estava pesquisando sobre o assunto para ter uma ideia e achei o seu comentário. Abriu um leque de informações para eu poder dar meu depoimento. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Rosangela s.fernandes

    obrigada pelo seu depoimento, estava perdida sobre como comentaria esse assunto na atividade curso. o seu depoimento foi de grande ajuda.

    ResponderExcluir