Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ativ 1.6 Reflexões sobre a Aprendizagem

O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para alcançar o que desejamos.
As idéias que envolvem o planejamento são amplamente discutidas nos dias atuais, mas um dos complicadores para o exercício da prática de planejar parecem ser a compreensão de conceitos e o uso adequado dos mesmos.
Analisando as contribuições dos colegas do curso, percebi a preocupação que existe para que aconteça a aprendizagem, bem como com a forma de elaborar projetos na educação. Penso que é necessário mexer na estrutura da escola, investir na formação continuada dos professores e demais segmentos. Pois, o querer mudar e agir dos professores é fundamental e necessário, porém, não é tudo, é preciso o conjunto institucional evoluir, propor e dar a sustentação necessária.
Entendi que o que contribui e determina a aprendizagem é quando temos uma questão, uma necessidade para investigar, para saber, para conhecer mais profundamente. Como metodologia, a ação a ser desenvolvida precisa ser processual quanto a construção de conceitos e de seu sistema de representação do mundo em que vive. Para tanto a ação necessita ser interativa e desafiadora para a criança e penso que também para o professor, pois, só pode se mediar um processo de aprendizagem se nos sentirmos parte do mesmo.

Edisselda Santi de Avila

Nenhum comentário:

Postar um comentário