Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mini Curso De Informática

No Banco de dados de projetos foram observados que: o desenvolvimento de um banco de dados requer determinados procedimentos que auxiliem na sua execução. É muito comum que as tarefas sejam divididas em fases, que estabeleçam as seqüências a serem seguidas, independente da fase de cada projeto.
Em nossa Unidade Escolar possuímos inúmeras formas de se trabalhar com mídias e tecnologias como, por exemplo: jornais, revistas, livros, TV, vídeo, máquina digital, laboratório de informática, etc.
1. TÍTULO: MINI CURSO DE INFORMÁTICA PARA ALUNOS DA EEF FRANCISCO BAGATINI

2. Apresentação

Vivemos em um mundo onde a cada dia é mais utilizado o uso de tecnologias e mídia, com isso surge uma necessidade de atualizar-se para poder estar incluso no meio de vida da sociedade.
Nas escolas isso também é comum, com a implantação de laboratórios de informática e o uso das tecnologias, surgem também às dúvidas dos alunos que nunca tiveram contato com essas matérias.
Todos sabem a importância dos meios de tecnologia nas escolas, através destas, podemos diversificar os meios de aprendizagem e repassar um ensino de qualidade aos alunos.

3. Justificativa

Pensando em uma educação de melhor qualidade, foi criado um projeto de inclusão digital, assim, está sendo implantado um mini-curso de informática, com conteúdos básicos, mas de grande importância para o conhecimento do aluno nessa área tecnológica.
Com aulas práticas e dinâmicas os alunos podem ter um contato com o computador, sendo que a grande maioria mora no interior e não possui acesso a tecnologia, o curso dá oportunidade de aprendizagem e envolvimento com o conteúdo. Os programas como Word, Excel, são de grande importância, pois futuramente o aluno poderá utilizar em seu meio de trabalho, por isso da importância de dar o suporte necessário ao aluno, pois o que formamos agora será o indivíduo que a sociedade terá futuramente.

4. Objetivo Geral

 Repassar conhecimentos básicos aos alunos, para que os mesmos possam realizar trabalhos escolares, e vejam o computador como um aliado nas pesquisas, e elaboração de projetos.

5. Objetivos Específicos

 Dar noções de microinformática;
 Buscar, formas de acesso a internet, oferecendo aos alunos novas possibilidades de pesquisa;

6. Referencial Teórico

O computador é uma ferramenta fundamental no mundo moderno. Ele facilita o trabalho, apóia os processos de ensino aprendizagem, além de permitir o acesso a um mundo de possibilidades digitais.
Desempenha inclusive importante papel na universalização e democratização dos processos educativos, seja de forma presencial ou a distância.
Ao introduzir novas concepções de tempo e espaço, a presença do computador no ambiente escolar contribui, estrategicamente, para mudanças significativas na instituição e influi nas decisões a serem tomadas pelos seus gestores.
Para que isso se efetive, é necessário que se promova a inclusão e a atualização continuadas dos recursos tecnológicos de comunicação e de informação, bem como o desenvolvimento do uso integrado de diferentes formas de comunicação na melhoria da qualidade da educação.

7. Metodologias
Serão aulas práticas e teóricas:
Dias:
Manhã: Segunda-feira, Quarta-feira, Sexta-feira.
Tarde: Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Sexta-feira.
Horários:
Manhã: 11h30min às 12:10
Tarde: 13:00 às 15:15

8. Conteúdos a serem trabalhados

Word
Digitação de trabalhos
Como editar trabalhos
Impressão
Salvar
Power Point
Apresentação de slides
Excel
Planilhas
Fórmulas
Paint
Desenhos
Internet
Como navegar de maneira segura
Como realizar pesquisas
Criação de e-mail

9. Avaliação

As avaliações serão constantes, na medida em que os alunos estiverem no Laboratório de Informática, avaliando seu desempenho, se houve progresso ou não.

10. Cronograma
Março a Dezembro

3 comentários:

  1. teria como vcs estarem me passando mais detalhes deste projeto? Pois trabalho na area de informatica em um projeto social, e estou pensando em abrir vagas externas, para curso de informatica.
    meu email adrianadiasadm@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. teria como vcs me passarem mais detalhes do projeto? Trabalho em uma instituição de atendimento à pessoa com deficiência visual.

    ResponderExcluir