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terça-feira, 13 de abril de 2010

Atividade-1.2 – Diálogo Teórico

Fernando Hernández

O educador espanhol defende a reorganização do currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas.

Biografia: doutor em Psicologia e professor de História da Educação Artística e Psicologia da Arte na Universidade de Barcelona. Tem 50 anos e há 20 se dedica a lutar pela inserção dos projetos didáticos na escola. Escreveu Transgressão e Mudança na Educação (Ed. Artmed).

O que ele diz: “a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem”.

Penso, que Fernando Hernández provoca o seu leitor a pensar, no contexto educacional, em questões que podem ser problematizadas e contempladas em projetos de trabalho e de investigação. Reorganizar o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. Essa é a principal proposta do educador. Ele se baseia nas idéias de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.


Edisselsa Santi de Avila

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